Robótica

 

Colégio Presbiteriano Investindo no Futuro do seu Filho

 

O Colégio Presbiteriano fundamenta sua missão em um conjunto de valores os quais, visam à formação integral do educando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais, de modo a prepará-lo para o autodesenvolvimento físico, intelectual, moral e ético.

Acreditamos que hoje existem duas instituições que interagem entre si, e que promovem a integração do indivíduo na sociedade: a família e a escola.

A preparação de um novo profissional apto a atender às demandas do atual mercado de trabalho constitui um imenso desafio no processo de educação. Nesse sentido, a Escola assume novas características e redefine seus papéis para superar o desafio de formar cidadãos capazes e competentes na arte de aprender a aprender.

A prática pedagógica do Colégio Presbiteriano, fundamentada no método interacionista, objetiva a formação de estudantes que se tornem cidadãos profissionalmente éticos, competentes e preparados para o presente e o futuro. Nessa perspectiva, o conhecimento (habilidades, competências, conceitos, ideias e definições) é resultado da interação entre o sujeito cognoscente (aquele que aprende), o objeto cognoscível (saber escolar sistematizado) e o professor (educador que intervém mediando a construção do conhecimento). Os estudantes, agentes da aprendizagem, aprendem com o outro, com o convívio social, mediante a intervenção pedagógica do educador, o que torna a sala de aula um espaço privilegiado de construção e de reconstrução de saberes, bem como de análise permanente da realidade.

E pensando nos desafios atuais, o Colégio Presbiteriano traz além das disciplinas exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o Inglês e o Espanhol, que proporcionam para o aluno o conhecimento para o seu dia a dia e a preparação para a escolha adequada, por exemplo, na prova de Língua Estrangeira do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

E como inovação para o ano de 2020, o Colégio Presbiteriano oferecerá a Robótica como disciplina curricular, tendo em vista que esta tem ocupado um cenário cada vez maior na sociedade, seja no campo da medicina, nas engenharias ou em quaisquer outras áreas que envolvam as ciências computacionais. Além disso, a USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciaram, no ano de 2019, a reserva de vagas para medalhistas de olimpíadas brasileiras, como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Desse modo, os estudantes com posse de medalhas olímpicas terão a opção de ingresso nessas universidades sem o uso da nota do ENEM. E isso é só o começo, pois em breve as demais universidades também ofertarão vagas nesse formato.

A Robótica também contribuirá para o estímulo do raciocínio lógico das crianças e dos adolescentes, bem como torná-los aptos à programação e montagem de robôs.

Ela também será usada como ferramenta de ensino e como recurso para fomentar a aprendizagem de outros conteúdos curriculares, com o intuito de estimular a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino.

 

Aqui o aprendizado é para a vida toda!!!

 

Gustavo Venâncio Pimenta: mestre em Educação Mediada por Tecnologias pela Universidade Federal de Lavras – MG e licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, Campus Formiga). Professor de Matemática e Robótica no Colégio Presbiteriano de Divinópolis e na Rede Losango de Ensino.

 

Patrícia Alves Vieira Clementino: licenciada em Letras pela UEMG e Pedagogia pela UNIUBE. Diretora pedagógica do Colégio Presbiteriano de Divinópolis e Supervisora Pedagógica na rede estadual de ensino.

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